Narco Santos, é a nova série de suspense policial sul-coreana, criada por Yoon Jong-bin e Kwon Sung-Hui. A série conta a história, de Kang in-Gu, um empresário comum que viaja para a nação sul-americana do Suriname para ganhar a vida com a pesca.

Contudo, ele fica preso em um esquema perigoso para capturar o líder de um cartel de drogas. Portanto, os espectadores devem estar se perguntando, se eventos reais inspiraram a série. Com isso, descobrimos a verdade. Aqui está tudo o que aprendemos sobre a conceituação de Narco Santos.

Narco Santos é baseado em uma história real?

Sim, a série se baseia em uma história real. A série foi uma adaptação para televisão, criada por Yoon Jong-bin e Kwon Sung-Hui e se baseia na vida de um verdadeiro traficante de drogas chamado Jo Bong Haeing. O traficante operava no país sul-Americano do Suriname fazendo contrabando de drogas da América do Sul para países europeus usando coreanos como portadores.

Embora não se saiba sobre o início da vida de Jo em Narco Santos, ele foi forçado a fugir da Coreia do Sul em 1994, depois de ser procurado por acusações de fraude. Jo criou um canal de contrabando e fornecimento de drogas na década de 1990. Entre 2004 e 2005, Jo contrabandeou aproximadamente 48,5 Kg de cocaína para países europeus.

Estima-se que o pacote tenha um valor aproximado em pelo menos 160 bilhões de Won (U$ 140 milhoes ). Vários coreanos foram contratados por  Jo, para transportarem e contrabandear drogas. Ele chegou a pagar cerca de  milhões de Won por cada transporte. Em 2009, Jo foi preso no Brasil e logo em seguida deportado para Coreia do Sul. 

Yoon Jong-bin falou sobre origem da série

Em uma coletiva de imprensa, o co-criador Yoon Jong-bin, comentou sobre o conceito de Narco Santos. Ele revelou que se aproximou de um traficante do Suriname com o intuito de criar um filme. Porém, depois de perceber que a história era dificil de contar somente em um filme de duas horas, ele decideu criar uma série com 6 episódios, que se basearam na vida real. (Via The Cinemaholic).

“Quando ouvi pela primeira vez sobre a história, achei muito interessante. Mas quando recebi o roteiro do filme, faltava muita coisa, como as coisas que atraíram meu interesse no início. Parecia ser difícil capturar toda a história em um tempo de execução de duas horas”

Narco Santos, começa com um texto afirmando que ela foi inspirada em fatos reais, logo depois um aviso de advertência, afirmando que mesmo a série é inspirada em fatos reais mas em alguns pontos, seria dramatizada. Portanto, os nomes e detalhes dos personagens são fictícios. Além disso, não se sabe se o traficante da vida real posou como pastor e liderou seu cartel de drogas usando a religião como fachada.


Narco Santos é baseado em uma história real?

Imagem: Divulgação/Netflix

Da mesma forma, não há relatos de um empresário sul coreano trabalhando disfarçado com o NICS para capturar o traficante. Dessa forma, é provável que o personagem da Kang In-gu na série, seja ficção.

Em uma última análise,  Narco Santos se baseia em fatos e eventos da realidade, conforme dito na abertura da série. No entanto, provavelmente os criadores colocaram, muitos elementos fictícios na história, para torná-la mais interessante para os espectadores.

A premissa de um empresário sul coreano se aventurar em um perigoso quartel que é mundial, para tentar derrubar seu chefe maior, está ligada a realidade envolvendo momentos dramáticos e emocionais.

Portanto, os fãs vão ficando envolvidos cada vez mais, com a história envolvida na série, que mistura realidade e ficção.